Sim, a trombofilia pode estar relacionada a abortos de repetição e para saber se este é o seu caso você precisará realizar uma investigação com exames específicos.

Geralmente, casos de aborto relacionados à trombofilia acontecem nas primeiras semanas de gestação porque coágulos prejudicam a irrigação de sangue para a placenta e até mesmo antes dela se formar.

Na literatura médica são considerados abortos de repetição perdas consecutivas de três ou mais gestações com menos de 20 semanas ou peso fetal menor que 500 gramas. Mas ninguém deve esperar ter três perdas gestacionais para uma investigação mais apronfundada sobre um aborto, afinal o desgaste emocional e físico em um aborto precisa ser considerado.

 

Possíveis causas do aborto de repetição

Além da trombofilia, outras possíveis causas para os abortos de repetição podem ser:

  • anomalias no útero ou no colo do útero, tais como pólipos, faixas de tecido cicatricial (adesões) e insuficiência istmocervical;
  • doenças cromossômicas; e
  • doenças crônicas mal controladas, tais como tireoide hipoativa (hipotireoidismo), tireoide hiperativa (hipertireoidismo), diabetes, hipertensão arterial e doença renal crônica.

Fatores genéticos, anatômicos, imunológicos, endócrinos ou ambientais precisam ser investigados na mãe, no pai e algumas vezes no feto, como o estudo genético realizado posteriormente, quando possível.

 

Trombofilia na gestação

Ser uma gestante com trombofilia é um desafio, mas não deve ser um impedimento para a realização do sonho da maternidade. A trombofilia está associada a um risco aumentado de complicações da gravidez e o médico obstetra que acompanha a gestante irá medicar sempre que necessário e acompanhar bem de perto todo o desenvolvimento do bebê.

Uma mulher que viveu abortos de repetição deve buscar um pré-natal de alto risco com médico que entenda seus medos, angústias e necessidades específicas de cuidados.

Aqui no CITI Hinode estamos prontos para atender você, entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta, nosso WhatsApp é o (11) 93005-9999.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário