Em alguns casos, não é possível obter o espermatozoide masculino por meio do sêmen ejaculado pelo paciente, então é necessário realizar um procedimento como PESA, TESA ou Microtese com esse objetivo, antes da fertilização in vitro.
Alguns homens possuem a azoospermia obstrutiva, quando os espermatozoides são produzidos nos testículos mas não são ejaculados por uma obstrução nos ductos (casos de vasectomia prévia, por exemplo). Outros sofrem com a azoospermia não-obstrutiva, quando a quantidade de espermatozoides é tão pequena que eles não são encontrados no sêmen ejaculado.
De acordo com cada caso, o médico pode indicar um procedimento para a obtenção dos gametas:
- PESA é a aspiração percutânea dos espermatozoides nos epidídimos;
- MESA é a aspiração percutânea dos espermatozoides nos epidídimos por microcirurgia;
- TESE é a extração de espermatozoide do testículo por meio de biópsia; e
- MicroTESE é a microdissecção testicular com um microscópio cirúrgico, o que melhora a precisão do cirurgião na busca pelos gametas testiculares.
Esses procedimentos necessitam de anestesia, local ou geral, e são realizados por cirurgiões especialistas, que indicarão a técnica mais adequada a cada paciente. As taxas de sucesso variam de 50 a 75% dos casos. Os espermatozoides obtidos poderão ser também congelados para tratamentos futuros de fertilização.