Doação de óvulos, ou ovodoação, é a doação dos gametas femininos, os óvulos.

Os óvulos doados serão usados por casais com infertilidade, geralmente por falência ovariana precoce, menopausa precoce, tratamentos quimioterápicos, doenças genéticas ou falhas repetidas de FIV. Também é uma opção para casais homoafetivos masculinos e para homens que desejam seguir para produção independente.

A doação pode ser feita de forma altruísta, para ajudar outros casais, ou por doação compartilhada, quando a mulher irá passar pelo tratamento de reprodução assistida e parte dos óvulos ela usará no próprio tratamento e outra parte será doada. Neste caso são compartilhados os óvulos e os gastos do tratamento.

 

Regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a ovodoação tem alguns requisitos que devem ser atendidos:

  • A doação não pode ter caráter lucrativo ou comercial;
  • A idade para a doadora é de 18 a 35 anos;
  • As identidades da doadora e da receptora são mantidas em sigilo;
  • Uma doadora não pode produzir mais de dois nascimentos de diferentes sexos a cada área de 1 milhão de habitantes;
  • O médico assistente tem a responsabilidade de escolher a doadora com maior semelhança física e fatores como tipagem sanguínea compatível com o casal receptor.
  • As doadoras são pacientes jovens, com idade inferior a 35 anos, sem história de doenças graves de qualquer natureza e com todos os testes de doenças infectocontagiosas com resultados negativos. A doação é feita obrigatoriamente no anonimato e sem fins lucrativos.

Tem dúvidas sobre este tratamento?

O CITI Hinode pode lhe ajudar. Entre em contato e agende uma consulta.