Geralmente, indicamos que o casal que não tem nenhuma suspeita de infertilidade insista nas tentativas de forma natural por um ano para depois iniciar uma investigação.
Caso um dos dois possua alguma doença que possa atrapalhar a concepção natural, como diabetes descontrolada, obesidade, varicocele, hipo ou hipertireoidismo, ovários policísticos, endometriose etc, ou se o casal tiver mais de 35 anos, nestes casos recomendamos que o acompanhamento com médico ginecologista especialista em fertilidade aconteça antes desse período.
Outra questão que deve fazer com que o casal procure um especialista é quando ocorre um ou mais abortos espontâneos.
Nesses casos, o médico fará a investigação de acordo com cada casal, solicitando exames e até mesmo sugerindo tratamentos em alguns casos, como o coito programado.
De qualquer forma, é importante você sentir qual é o seu momento certo para procurar um especialista. Se você estiver com um nível de ansiedade muito alto, por exemplo, pode ser bom conversar e compreender o que pode ser feito.
O diagnóstico de infertilidade pode trazer bastante medo e ansiedade para o casal, mas é sempre melhor saber com o que você está lidando e não perder tempo para intervir da maneira mais adequada até que se conquiste o sonho da gestação.