Sim, a idade tem impacto na fertilidade masculina, apesar do senso comum que diz que um homem fértil continua sendo fértil por toda a sua vida.
Pesquisas demonstram que com o avançar da idade do homem a quantidade de espermatozoides na ejaculação vai diminuindo, isso já na faixa dos 34 anos. Além disso, as células reprodutivas do homem sofrem mudanças morfológicas e vão se tornando cada vez mais lentas a partir dos 40 anos.
Além do envelhecimento natural, há ainda a questão do estresse oxidativo, que é o desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes que estão no organismo. Estilo de vida, obesidade, tabagismo, álcool em excesso, drogas, alguns medicamentos, poluição ambiental, exposição ao calor excessivo e doenças também podem acelerar estas mutações e prejudicar a qualidade dos espermatozoides.
Importante lembrar também que o hormônio testosterona sofre um declínio natural em sua produção, o que pode afetar a função sexual, energia, função muscular e impactar a fertilidade masculina.
Os sintomas da andropausa normalmente surgem entre os 50 e 60 anos, quando os seus níveis de testosterona diminuem e a produção de espermatozoides também. Apesar disso, existem casos de homens com mais de 60 anos que conseguem engravidar uma mulher porque, embora a produção dos espermatozoides diminua, ela não interrompe completamente até o final da vida do homem.
Se você precisa de uma consulta médica para avaliar como anda a sua fertilidade, entre em contato com a equipe do CITI Hinode para uma investigação apropriada. Nosso WhatsApp é o (11) 93005-9999.